sábado, 15 de outubro de 2011

Aos mestres, com carinho...

Verdades da Profissão de Professor...

“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."

[Paulo Freire]

2 comentários:

Prof. Luiz Alberto disse...

Refletindo sobre as palavras do mestre Paulo Freire não há como negar esta verdade: É dada ao professor a missão de educar, no sentido do e-ducere, que é o trazer para fora, evocar a verdade da pessoa do aluno para que ele possa se conhecer e realizar o melhor possível. Educar é extrair as coisas para pôr ordem e transmitir a luz, o conhecimento. Quer missão mais nobre do que esta?

Parabéns pelas postagens e um grande abraço a todos os alunos do IFRN - Campus Ipanguaçu

Breno Cardoso disse...

é por causa desse descaso que acontece com a nossa educação que muitos desistem do sonho de exercer a profissão mais nobre e linda que existe, a de professor